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Cátedra UNESCO Biodiversidade e Sustentabilidade em Ilhas Atlânticas

Inicio: Julho 2023 - Duração: 4 anos
Universidade dos Açores - Campus de Ponta Delgada, Rua da Mãe de Deus, 9500-321 Ponta Delgada, Açores, Portugal
CIBIO-Açores – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – Açores, InBIO Laboratório Associado
Resumo do Projeto

A tónica será colocada na investigação e no ensino que abordem a conciliação da preservação da biodiversidade, a todos os níveis, desde os genes aos ecossistemas, e os objetivos do desenvolvimento sustentável. Será dada especial atenção às ilhas atlânticas, incluindo a promoção das interações Norte-Sul e Este-Oeste. As zonas protegidas, os sítios do património mundial e as reservas da biosfera, incluindo os geoparques, serão particularmente visados. As técnicas tradicionais e as tecnologias digitais serão utilizadas para aumentar o interesse público sobre a biodiversidade das ilhas atlânticas e para alcançar o desenvolvimento social, preservando simultaneamente o património natural. Serão criadas oportunidades de aprendizagem, abordando a biodiversidade marinha, biogeografia e paleontologia, limnologia, modelação geoespacial, e evolução e conservação em ilhas. As ligações com a administração, as empresas locais e as ONG permitirão uma difusão mais direta das experiências. Por seu turno, as ligações entre universidades e instituições de investigação nas ilhas atlânticas, e iniciativas globais como o AIR Centre, garantirão uma plataforma científica e educacional sólida.

Luís Silva (Chair Holder)
Luís Silva (Chair Holder)

Luís Silva é um biólogo, doutorado em Biologia (Ecologia Vegetal) e Professor Associado em Ecologia. É investigador do InBIO onde coordenou o grupo BIOISLE, tendo sido também diretor do CIBIO-Açores. Publicou cerca de 100 publicações a nível nacional e internacional, principalmente nas áreas da biodiversidade vegetal, ecologia, genética e conservação, modelação ecológica, biogeografia, invasões biológicas e sustentabilidade. Lecionou em cursos de graduação, mestrado e doutoramento, principalmente nas áreas de bioestatística, métodos quantitativos, estatística ecológica, ecologia e conservação. Interessa-se particularmente pela área de modelação da distribuição de espécies e da composição e estrutura de comunidades, incluindo abordagens bayesianas. Tem centrado a sua investigação no estudo da floresta, através do envolvimento em vários projetos dedicados à valorização ecológica e económica das florestas açorianas. Desenvolve também investigação dedicada à diversidade vegetal, microbiana e filogenética, em diferentes tipos de pastagens. Atualmente é Editor-Chefe da revista Biochemical Genetics e, como Coordenador da Autoridade da Lista Vermelha, é membro da IUCN Species Survival Commision. Na Universidade dos Açores, integrou a Assembleia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, o Conselho Científico, o Conselho de Estratégia e Avaliação, e o Conselho Geral.

Domínio

Os domínios e âmbito da Cátedra UNESCO proposta estão integrados no Programa Principal II - Ciências Naturais, e relacionados com a prioridade global da UNESCO: África. Será estabelecida uma cooperação efetiva com os pequenos Estados insulares do continente africano e das Caraíbas. Esta cátedra respeitará a prioridade global para a igualdade de género, assegurando o pleno acesso das professoras, investigadoras e estudantes às atividades do projeto. Ao considerar as ilhas atlânticas, a presidência abordará os pequenos Estados Insulares Em Desenvolvimento que, juntamente com outras ilhas, continuam a ser particularmente vulneráveis às crises, aos efeitos das alterações climáticas e à degradação ambiental. Assim, esta Cátedra UNESCO visará de perto os objetivos do Plano de Ação dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento – da UNESCO, nomeadamente: desenvolver capacidades através da educação e formação e promover a investigação científica e a conservação do ambiente, destacando questões relacionadas com a biodiversidade e o oceano. A cátedra também aborda a missão da UNESCO em relação ao desenvolvimento sustentável e ao diálogo intercultural através da educação, ciências, comunicação e informação. O aumento contínuo da educação dos jovens representa um enorme potencial de mudança, e a cátedra contribuirá para proporcionar mais recursos e oportunidades educacionais e científicas, especificamente ao nível da pós-graduação. Este aspeto está ligado ao objetivo estratégico de desenvolver sistemas educativos que promovam uma aprendizagem ao longo da vida inclusiva, e de elevada qualidade para todos. As metas da cátedra também abordam o objetivo estratégico de fortalecer a ciência aberta e a literacia científica, os sistemas e políticas de tecnologia e inovação, a nível regional. A cátedra está plenamente empenhada no objetivo global do desenvolvimento sustentável, uma vez que o seu principal objetivo é promover a partilha de conhecimentos necessária ao aumento do bem-estar humano, sem comprometer os recursos naturais e os serviços dos ecossistemas. O objetivo estratégico de promoção da cooperação científica internacional em desafios críticos para o desenvolvimento sustentável, é plenamente abordado no domínio e âmbito da cátedra, uma vez que os impactes antropogénicos nos oceanos, nos recursos de água doce, nos ecossistemas terrestres e na biodiversidade, serão um dos principais tópicos de ensino e investigação. De acordo com a UNESCO, pelo menos 40% do oceano global é fortemente impactado pelas atividades humanas e 60% dos principais ecossistemas marinhos do mundo que sustentam os meios de subsistência, foram degradados ou estão a ser utilizados de forma insustentável. Neste contexto, as ilhas do Atlântico e das Caraíbas estão bem posicionadas para desenvolver conhecimentos científicos e novas abordagens num mundo em mudança, permitindo uma relação mais sustentável com o oceano. Assim, a cátedra estará totalmente sintonizada com outras iniciativas globais dedicadas ao Atlântico, como o AIR Centre, em particular, com o objetivo comum de ajudar a construir um sistema de informação partilhado, baseado em dados fiáveis e baseados na ciência, abordando os oceanos do mundo, no âmbito, e de acordo, com os objetivos da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

Contexto e Justificação

Em biogeografia e evolução, as ilhas são a primeira unidade que a mente pode apreender, permitindo uma compreensão dos padrões de biodiversidade, o surgimento de linhas evolutivas e os processos de especiação/extinção. As ilhas ainda incluem muitas formas de vida endémicas e fragmentos de comunidades biológicas primordiais. Alguns são considerados “hotspots” de biodiversidade (por exemplo, as Ilhas Macaronésias), e ilustram os processos evolutivos descritos pela primeira vez por Darwin nas Galápagos. Ao nível marinho, as ilhas têm revelado fenómenos associados a processos globais, como as glaciações. No entanto, o biota de muitas ilhas sofreu profundas mudanças após a colonização humana, devido à destruição da vegetação nativa, à introdução de organismos exóticos e à disseminação das atividades humanas, tanto em terra como no mar. O arquipélago dos Açores, e muitas outras ilhas e arquipélagos atlânticos, são um bom exemplo desse modelo, incluindo ainda uma riqueza de espécies endémicas, mas com extensas áreas profundamente alteradas pela ação humana. As ilhas atlânticas enfrentam importantes desafios de desenvolvimento, visando melhorar o bem-estar da população residente, sem comprometer o seu património natural. Além disso, essas ilhas incluem uma panóplia de zonas protegidas e reservas da biosfera. Entretanto, a investigação científica dedicada à geologia e biodiversidade insulares, tem demonstrado um crescimento quantitativo/qualitativo considerável, abrangendo áreas como a vulcanologia, oceanografia, climatologia, paleontologia, biodiversidade (terrestre, de água doce e marinha), e gestão da terra. No entanto, desafios como as ameaças das espécies invasoras, a necessidade de implementar sistemas de produção sustentáveis, incluindo a agricultura biológica, a valorização florestal e o ecoturismo, são muito eminentes em muitas ilhas, bem como a necessidade de elevar a literacia científica e o nível de educação em geral, de toda a população. Com outras iniciativas globais a surgir no Atlântico, os Açores poderiam funcionar como um motor para aumentar a cooperação científica e educacional entre as ilhas atlânticas, e esta cátedra seria um elemento decisivo na conceção e implementação desta rede científica.

Objetivos de desenvolvimento

A cátedra aborda os ODS 4, 6, 11, 13, 14, 15 e 17 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. É necessário melhorar a quantificação dos serviços de ecossistemas prestados pelas florestas insulares e pelo coberto vegetal, nomeadamente reforçar a resiliência aos riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais, e integrar as medidas relativas às alterações climáticas nas políticas, estratégias, e planeamento insulares. Este será um ponto focal desta Cátedra UNESCO, através do desenvolvimento de formação avançada em análise geoespacial quantitativa, limnologia e ecologia costeira, que também contribuirão para melhorar a educação, sensibilização e capacidade humana e institucional, sobre mitigação das alterações climáticas, adaptação, redução de impacto e alerta precoce, uma abordagem integrada que tenha em conta os diferentes ecossistemas que devem ser preservados, e que podem contribuir para atenuar as alterações climáticas. Será dada especial atenção aos ecossistemas costeiros, identificando os impactes negativos das atividades terrestres e da utilização insustentável dos recursos, estimulando a criação e a gestão de zonas marinhas protegidas e aumentando os benefícios económicos para os pequenos Estados Insulares Em Desenvolvimento. Neste âmbito, esta Cátedra UNESCO está intimamente ligada às estratégias do programa MAB, aos objetivos do 50º aniversário deste programa científico, e ao programa Internacional de Geociências e Geoparques (IGGP). A cátedra visa também aumentar o conhecimento científico e desenvolver a capacidade de investigação, tendo em conta os critérios e orientações da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) sobre a Transferência de Tecnologia Marinha. No entanto, as ilhas também incluem habitats terrestres peculiares e espécies que estão frequentemente ameaçadas ou em perigo. Por conseguinte, a presente cátedra visa apoiar a conservação, a recuperação e a utilização sustentável, dos ecossistemas terrestres e interiores de água doce e dos seus serviços, em especial florestas, zonas húmidas e montanhas, em conformidade com as obrigações decorrentes de acordos internacionais. Neste contexto, esta cátedra incluirá formação pós-graduada e investigação dedicada à gestão sustentável das florestas e dos ecossistemas aquáticos das ilhas, incluindo a sua biodiversidade, contribuindo assim para reduzir a degradação dos habitats naturais e travar a perda de biodiversidade. Assim, a avaliação e valorização da biodiversidade e a melhoria da gestão da invasão biológica, serão os principais alvos desta Cátedra. Tal estará estreitamente ligado à investigação sobre áreas protegidas, em particular Reservas da Biosfera e Sítios Ramsar, bem como Geoparques. Com a cooperação de cada parceiro, esta Cátedra UNESCO procurará contribuir para um desenvolvimento mais sustentável de todas as ilhas do Atlântico e das Caraíbas.

Objetivos Específicos

Criação de uma rede científica e educativa que ligue as ilhas do Atlântico e das Caraíbas e aborde a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental; reforço das capacidades das instituições parceiras e das respetivas ilhas em termos de cooperação internacional, no domínio do ensino e da investigação, abordando o ambiente, a biodiversidade e a sustentabilidade; desenvolvimento de formação pós-graduada através da acreditação de um Mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Evolução; desenvolvimento de cursos de pós-graduação e de escolas de verão (ecoturismo, biogeografia e paleontologia marinha, limnologia, análise quantitativa e geoespacial, evolução e conservação de plantas insulares); desenvolvimento de projetos de investigação comuns, incluindo o intercâmbio de estudantes e investigadores, e a utilização de tecnologias digitais para facilitar a comunicação e a cooperação.

Parceiros

Parceiros das Redes UNESCO
UNESCO Chair Life on land

(http://www.unescolifeonland.com/en/), CIBIO - Research Center in Biodiversity and Genetic Resources, Campus Agrário de Vairão, Rua Padre Armando Quintas, 4485-661 Vairão, University of Porto, Portugal

UNESCO Chair Geoparks

Regional Sustainable Development and Healthy Lifestyles. University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real, Portugal (https://www.utad.pt/en/)

 

 

Associação GEOAÇORES

Azores Geopark Association: Non-profit Association responsible by the management of the Azores UNESCO Global Geopark (UGGp), integrated on the IGGP – International Geoscience and Geoparks Programme of UNESCO; Rua do Pasteleiro s/n, Angústias, 9900-069 Horta, Portugal (http://www.azoresgeopark.com)

O arquipélago dos Açores apresenta uma rica e geodiversidade e importante património geológico, sendo considerado um laboratório natural de geodiversidade vulcânica. O Açores Geoparque Mundial da UNESCO constituiu-se como o primeiro geoparque arquipelágico do mundo em 2013, assente numa rede de 121 geossítios dispersos pelas 9 ilhas e zona marinha envolvente, que garantem a representatividade da geodiversidade açoriana e traduzem a sua história geológica e eruptiva. Assente numa estratégia de geconservação, geoturismo e geoeducação, tem como missão promover a relação entre o património natural e o património cultural, tendo como ponto de partida a geodiversidade e o património geológico. Vulcões, caldeiras, lagoas, campos lávicos, fumarolas, águas termais, cavidades vulcânicas, entre outros, são elementos caracterizadores do património geológico da Região.

9 ilhas, 1 geoparque. Um território que convida a desfrutar de uma erupção…de Sabores, Aromas e Experiências!

Eva Lima

 

Universidades
University of Madeira

(https://www.uma.pt/), Faculty of Life Sciences, Marine Biology Station of Funchal, Cais do Carvão, 9000-107 Funchal, Madeira, Portugal

Universidade de Cabo Verde

Universidade de Cabo Verde (https://www.unicv.edu.cv/pt/)

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) é a maior universidade de Cabo Verde com quase 50% do número total de estudantes do ensino superior matriculados no país. Está entre as 100 melhores universidades africanas e classifica a 5ª melhor universidade dos países africanos de língua portuguesa.

 A Uni-CV oferece vários programas de estudo credenciados em diferentes níveis: 3 programas de Doutoramento, 14 de Mestrado e 43 de Bacharelato. São 4080 alunos inscritos (ano letivo 2022/2023) em cursos de graduação e pós-graduação distribuídos por 5 faculdades e escolas: Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes; Faculdade de Ciências e Tecnologia; Faculdade de Educação e Desporto; Escola de Negócios e Governança e Escola de Agricultura e Ciências Ambientais.

 A Uni-CV colabora com mais de 200 parceiros internacionais de 26 países. Está inserida em 24 redes internacionais e está envolvida em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, incluindo programas de mobilidade de estudantes e pessoal como o Erasmus+ International Credit Mobility e a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Adilson Semedo, Mara Abu-Raya
Adilson Semedo, Mara Abu-Raya

 

 

Universidade Técnica do Atlântico

(Technical University of the Atlantic), Ribeira de Julião, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde (https://candidaturas.uta.cv/)

A Universidade Técnica do Atlântico Atlântica (UTA) é uma nova universidade pública com sede em Cabo Verde, cuja missão é oferecer ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e serviços públicos. A UTA herdou 39 anos de experiência das suas instituições precedentes. Juntamente com duas outras instituições independentes, a UTA forma o "CAMPUS DO MAR" de Cabo Verde, criado pelo Governo para preparar profissionais altamente qualificados e promover a investigação aplicada e a cooperação científica internacional em áreas-chave para o desenvolvimento de Cabo Verde, como a economia azul, verde e digital, bem como a aeronáutica, o turismo e as artes.

 

Universidade de São Tomé e Príncipe

(University of São Tomé and Príncipe), Quinta de Santo António, CP 546, São Tomé, São Tomé e Príncipe

University of Gibraltar

Europa Point Campus, Gibraltar, GX11 1AA (https://www.unigib.edu.gi/)

A Universidade de Gibraltar oferece aos seus alunos ensino presencial de alta qualidade e padrões alinhados com o Reino Unido num local único, seguro e multicultural.

As nossas turmas pequenas, combinadas com a experiência de nossa equipa académica, colocações significativas e oportunidades de experiência de trabalho, permitem-nos oferecer uma experiência excecional ao estudante, garantindo que obtenha as competências procuradas pelos empregadores.

97% dos diplomados da Universidade de Gibraltar estão empregados ou prosseguem os seus estudos no prazo de 6 meses após a conclusão do curso.

Em conformidade com os requisitos da Agência de Garantia de Qualidade do Reino Unido (QAA), todos os graus da Universidade de Gibraltar são regularmente auditados por examinadores externos, experientes, do Reino Unido.

 

Darren Fa

University of the Faroe Islands

Faculty of Education, Nóatún 3, FO-100 Tórshavn (https://www.setur.fo/en/)

University of Maryland Geography & Environmental Systems

Baltimore County, Sondheim Hall, room 211, 1000 Hilltop Circle, Baltimore, MD 21250 USA (https://ges.umbc.edu/ellis/)

Centros de Investigação
IU-ECOAQUA

(https://ecoaqua.ulpgc.es/) (The University Institute of Aquaculture and Sustainable Marine Ecosystems), Endereço: Parque Científico Tecnológico Marino de la ULPGC. Carretera de Taliarte S/N. 35200-Telde- Gran Canaria – España

A Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC) foi fundada em 1989 e tem seis campi, três em Las Palmas de Gran Canaria; um no município de Arucas (Gran Canária) e dois nas ilhas de Lanzarote e Fuerteventura.

Apesar da sua juventude, em poucos anos conseguiu posicionar-se como uma das principais universidades espanholas, com elevada produtividade científica, destacando-se na utilização de novas tecnologias, em investigação relacionada com as áreas marinha e marítima ou em programas de formação. mobilidade internacional. Atualmente, a ULPGC conta com mais de 1.600 professores, que também desenvolvem valiosa atividade de pesquisa, endossada por 115 grupos de pesquisa, alguns deles de renome internacional. A estrutura de investigação completa-se com 11 institutos universitários ligados a diferentes áreas: ciências sociais, engenharia, saúde e experimentais.

A ULPGC acolhe o Instituto de Investigação em Aquicultura Sustentável e Ecossistemas Marinhos (ECOAQUA), com mais de 70 cientistas como investigadores (entre professores, pós-doutorados e técnicos). No Parque Científico e Tecnológico Marinho,

A ECOAQUA gere a maior e mais moderna infraestrutura aquícola em Espanha (>5.000 m2), que está incluída em duas Redes Europeias de Infraestruturas de Investigação de Excelência.

A ECOAQUA tem um Programa de Doutoramento atribuído desde 1991, atualmente intitulado como Aquacultura e Ecossistemas Marinhos e realiza dois Cursos de Mestrado, em Aquacultura e outro em Pesca Sustentável; além disso, participa no Mestrado em Oceanografia, e recentemente iniciou o Mestrado Eramus Mundus em Ilhas e Sustentabilidade com outras 3 universidades europeias.

No que respeita à estrutura interna, a ECOAQUA é composta por 4 Grupos de Investigação. O Grupo de Investigação em Biodiversidade e Conservação (BIOCON) tem a biodiversidade marinha como investigação dominante, tendo como tópicos específicos a taxonomia, biogeografia, macroecologia, pesca sustentável, Áreas Marinhas Protegidas e Sistemas de Informação Geográfica aplicados. O Grupo de Investigação em Turismo, Planeamento e Legislação Ambiental (TOTMA) dedica-se à análise de leis e convenções relacionadas com diversas atividades no âmbito costeiro e marinho. O Grupo de Investigação em Ecofisiologia dos Organismos Marinhos (EOMAR) está a trabalhar principalmente em ecossistemas planctónicos e inter-relações com a poluição plástica em alto mar e ecossistemas costeiros. O Grupo de Investigação em Aquicultura (GIA) desenvolveu um grande número de investigação de alta qualidade sobre nutrição de peixes, reprodução seletiva, bem-estar, criação de reprodutores e larvas e interações com o meio envolvente.

InBIO - Research Network in Biodiversity and Evolutionary Biology

(http://inbio-la.pt/), Associate Laboratory, CIBIO - Research Center in Biodiversity and Genetic Resources (https://cibio.up.pt/), Campus Agrário de Vairão, R. Padre Armando Quintas, 4485-661 Vairão, Portugal

Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF)

Research Center, Instituto Superior de Agronomia - ISA, Universidade de Lisboa (Agronomy Institute, University of Lisbon), Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa, Portugal (https://www.isa.ulisboa.pt/en/leaf/anuncios)

AIR Centre

The Atlantic International Research Centre, Canada de Belém sn, 9700-702 Terra Chã, Terceira, Açores, Portugal (https://www.aircentre.org/)

O AIR Centre é uma instituição em rede internacional, orientada para promover a criação de emprego e o desenvolvimento económico sustentável baseado no conhecimento na região atlântica. Baseia-se e expande o que as organizações individuais podem fazer e avança domínios científicos e tecnológicos selecionados e suas constelações de atores em direção a alvos compartilhados. Recruta e orquestra uma complexa rede de organizações e indivíduos para proporcionar mudança e impacto social através de ações concretas. O AIR Centre tem uma abordagem multidimensional única, orientada para a missão/resolução de problemas, que integra várias ciências (espaço, oceano, terra, clima, energia e ciências de dados), inclui diferentes partes interessadas, engloba diversas geografias, culturas e níveis de prontidão tecnológica e acomoda plenamente tanto as prioridades locais como os desafios globais, como a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e a Convenção do Acordo de Paris.

José Luiz Moutinho

 

 

Jardín Botánico Canario "Viera y Clavijo"

Unidad Asociada al CSIC, Camino del Palmeral 15, Tafira Alta, 35017 Las Palmas de Gran Canaria, España (http://www.jardincanario.org/)

Bermuda Institute of Ocean Sciences (BIOS)

Biological Station, Ferry Reach, St. George's GE 01, Bermuda (http://www.bios.edu/#!/who-we-are)

O Bermuda Institute of Ocean Sciences (BIOS) é uma organização educacional e de investigação científica independente, sem fins lucrativos, dos EUA, com sede nas Bermudas. Ao longo de 120 anos, investigadores e cientistas visitantes, sediados no BIOS, têm trabalhado para explorar o oceano e abordar questões ambientais locais e globais críticas. Em 2021, a BIOS fundiu-se com o Julie Ann Wrigley Global Futures Laboratory da Arizona State University, juntando-se à sua missão de ajudar a garantir um planeta habitável e um futuro em que o bem-estar seja alcançável.

Desde o início modesto como uma estação de campo sazonal em 1903, o BIOS cresceu e tornou-se um centro reconhecido internacionalmente nas áreas da ciência oceânica, pesquisa atmosférica e monitorização e mapeamento ambiental. Ao investir em cientistas residentes de primeira linha e numa infraestrutura robusta, incluindo o R/V Atlantic Explorer, navio de investigação oceanográfica compatível com UNOLS, o BIOS destac-se como uma voz credível, no contexto da discussão geral sobre o estado do oceano e do clima do nosso planeta.

Bill Curry
Bill Curry, N Bates, A Peters

 

 

St Helena Research Institute

St Helena Government (https://www.sainthelena.gov.sh/public-services/st-helena-research-institute/)

Southwest Iceland Nature Research Centre

Um instituto regional de investigação natural e está sediado em Suðurnesjabær desde 2000, sendo um dos oito centros regionais dedicados à natureza na Islândia (http://www.natturustofa.is/english.html)

O Southwest Iceland Nature Research Centre (SINRC) é um instituto regional de investigação natural e está sediado em Suðurnesjabær, no sudoeste da Islândia. Foi inaugurado no ano 2000 e é um dos oito centros de natureza regionais na Islândia. Desde o início, as atividades de investigação do SINRC centraram-se principalmente na biologia marinha e na ornitologia. No entanto, as atividades da instituição são diversas, pelo que existem projetos de vários tipos que se estendem a muitas áreas académicas, por exemplo, geologia, entomologia e ecologia vegetal. Ao longo da última década, o SINRC dedicou o seu trabalho às espécies marinhas não indígenas (MNIS). Hoje, o instituto opera como um portal de conhecimento central sobre MNIS na Islândia e mantém e atualiza o conhecimento atual de todos os MNIS encontrados. O SINRC é um instituto líder em investigação e monitorização de MNIS na Islândia, onde realiza projetos de monitorização e pesquisa, entre outros, em portos de todo o país.

Sindri Gíslason

South Atlantic Environmental Research Institute (SAERI)

Conducting research in the South Atlantic from the tropics down to the ice in Antarctica, P O Box 609, Stanley Cottage North, Ross Road, Falkland Islands, Stanley FIQQ 1ZZ (https://www.south-atlantic-research.org/)

Empresas
Simbiente

Estrada dos Portões Vermelhos, 20, Gabinete 20, 9560-350 Cabouco – Lagoa, São Miguel, Açores, Portugal (https://www.simbiente.com/home), a company devoted to Environmental and Sustainability Assessment, Ecosystems Conservation and Valorization, and Research, Development and Innovation, a spin-off from University of Minho (Portugal) and with a representative in Azores – Simbiente Açores.

ONG
Amigos dos Açores

Associação Ecológica (Friends of the Azores – Ecological Association), Edifício do Museu do Pico da Pedra, Avenida da Paz, 14, 9600-053 Pico da Pedra, Açores, Portugal (http://www.amigosdosacores.pt/), a NGO dedicated to environmental awareness and education, with publications and activities such as speleology, nature observation and hiking, and identification of environmental problems.