Passar para o conteúdo principal

Projetos

Foto
MARINE SABRES
MARINE SABRES - Abordagens dos Sistemas Marinhos para Resiliência da Biodiversidade e Sustentabilidade do Ecossistema O projeto Marine SABRES é um Programa Horizonte Europe financiado pela UE com a duração de 4 anos, tendo o seu início em setembro de 2022. Entre os 22 institutos de investigação, de 11 países europeus, a Universidade dos Açores é um dos parceiros, com alguns dos investigadores do centro de investigação CIBIO. O objetivo do Marine SABRES é permitir que as partes interessadas, como profissionais, gerentes, cientistas, políticos e o público em geral, tomem decisões bem informadas sobre o equilíbrio entre conservação e proteção da biodiversidade marinha, a manutenção da estrutura e processos naturais dos ecossistemas marinhos; e o apoio a uma entrega sustentável de bens e benefícios sociais nos setores costeiro e marinho. Para esse fim, o Marine SABRES reunirá as partes interessadas para co-projetar uma estrutura de sistema socio-ecológico simples para acelerar a adoção do gerenciamento baseado em ecossistemas e fortalecer as intervenções e medidas para a proteção e conservação das áreas costeiras e marinhas, sua biodiversidade e serviços de ecossistema, As áreas de estudo vão desde o Atlântico Nordeste Ártico para estudar os efeitos das mudanças climáticas e a gestão da pesca comercial, a Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias) com foco no desenvolvimento da conservação, restauração e ecoturismo) e o arquipélago italiano da Toscana será estudado quanto aos efeitos do turismo e eficácia da conservação dos leitos de ervas marinhas. 2022-2026 Referência Grant Agreement No. 101058956. https://www.marinesabres.eu/ Financiado por: Grupo de investigação MARBE - Biodiversidade e Ambiente Marinhos Investigador Responsável Emma Verling - MaREI Centre for Energy, Climate and Marine Equipa de Investigação do CIBIO-UAç Ana Costa (IR local) Andrea Z. Botelho Manuela Parente Maria A. Ventura
MONIS
MONIS – Programas de monitorização, caracterização e análise da distribuição espacial de espécies não-indígenas e seus impactos em áreas marinhas protegidas Contrato de aquisição de serviços para a “execução da atividade 2.2.1 – programas de monitorização, caracterização e análise da distribuição espacial de espécies não-indígenas e seus impactos em áreas marinhas protegidas, no âmbito do projeto PLASMAR + MAC2/1.1A/347”
MaCoBioS
MaCoBioS - Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas Costeiros Marinhos num Mundo em Mudança O projeto MaCoBioS visa propor soluções económicas de mitigação e adaptação baseadas na natureza para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, desvendando a relação entre mudanças climáticas, biodiversidade e serviços ecossistémicos em ecossistemas costeiros marinhos sob combinações complexas de pressões. A absorção dos efeitos das alterações climáticas pelos ecossistemas costeiros marinhos está diretamente ligada à sua condição ecológica e ao seu nível de biodiversidade e capacidade de adaptação. De fato, o alcance, a qualidade e a quantidade de serviços prestados por um ecossistema dependem de sua condição ecológica. A MaCoBioS reúne uma equipa multidisciplinar de especialistas para colmatar a falta de conhecimento sobre os impactos das Alterações Climáticas nos Ecossistemas Marinhos Costeiros mais importantes (ervas marinhas, recifes de coral, mangais, bioconcreções coralígena e calcária, sapais e florestas de algas). 2020-2024 Referência Grant agreement no. n°869710 https://macobios.eu/ Financiado por: Grupos de Investigação MARBE - Marine Biodiversity and Environment Investigador Responsável Artur Gil - FGF (parceiro local) Equipa de Investigação Andrea Z. Botelho
MITIMAC – MAC2/1.1a/263
MITIMAC
Mitigação das mudanças climáticas por meio da inovação no ciclo da água usando tecnologias
HOLMODRIVE

Influencia dos padrões atmosféricos do Atlántico Norte no clima do Oeste de Iberia: Desde o Tardiglaciário até o Presente.

MacFlor

Estudo de Populações Naturais ou Cultivadas e Caracterização Micro-morfológica.

ECLIPSA

Evidencias del cambio climático a partir de los yacimentos paleontológicos y los depósitos volcánicos y sedimentarios abióticos de Canarias.