Passar para o conteúdo principal
DIVERGE - Systematics and Evolution of Insular Lineages DIVERGE - Systematics and Evolution of Insular Lineages DIVERGE - Systematics and Evolution of Insular Lineages DIVERGE - Systematics and Evolution of Insular Lineages DIVERGE - Systematics and Evolution of Insular Lineages DIVERGE - Systematics and Evolution of Insular Lineages

DIVERGE - Sistemática e Evolução de Linhagens Insulares

As ilhas são locais perfeitos para compreender como se processa a evolução. Assim, o objetivo principal do DIVERGE é estudar os mecanismos que conduzem à especiação em ambientes insulares como os que ocorrem na Região da Macaronésia. A genética molecular, a morfologia e a bioinformática são as nossas principais ferramentas para detetar padrões de diversidade a vários níveis, desde linhagens morfologicamente distintas até à especiação críptica.

Os métodos de genética molecular, que englobam a genética populacional, a filogenética e a filogeografia, são utilizados para determinar as relações entre e dentro das linhagens insulares e os padrões evolutivos associados. Uma vez que a sistemática é básica para o planeamento da conservação, o grupo também lida com questões fundamentais como a revisão de imprecisões taxonómicas, a deteção de barreiras ao fluxo genético e a estrutura populacional.

O grupo é composto por investigadores que estão unidos por uma paixão comum em alargar a base de conhecimento existente sobre a biodiversidade insular e as forças evolutivas, através do estudo de grupos tão diversos como as algas marinhas e as plantas vasculares terrestres, frequentemente em colaboração com outros grupos de investigação em instituições nacionais e internacionais. O grupo tem vindo a centrar o seu trabalho em linhagens açorianas e em taxa relacionados da Macaronésia e do continente, estando atualmente em curso vários projectos.

Group Leader
PhD: Plant Physiology – Universidade dos Açores (2006). Main domain of research: Mónica Moura has been working since 1991 in...
Students