MarSP
Macaronesian Maritime Spatial Planning.
O projeto MarSP pretende desenvolver ações concretas para os Estados-Membros, Portugal e Espanha, desenvolverem capacidades e ferramentas necessárias para aplicar a Diretiva Europeia para o Ordenamento do Espaço Marítimo (OEM) na região da Macaronésia, incluindo mecanismos de cooperação transfronteiriça.
As características particulares das regiões da Macaronésia, tais como o isolamento e as características oceânicas, resultam na necessidade de desenvolver metodologias adaptadas a estes territórios insulares. Assim, este projeto pretende propor esquemas de OEM nas três regiões ultraperiféricas da Macaronésia – Açores, Madeira e Ilhas Canárias, de acordo com a Diretiva da UE (2014/89/UE).
Este projeto procura também reforçar a posição da Macaronésia no contexto global, uma vez que estas regiões se encontram rodeadas por uma extensa área marítima, com reconhecido potencial económico e pressões crescentes dos diversos sectores do Crescimento Azul (como o turismo e a biotecnologia), e de atividades consideradas de risco, as quais precisam de especial atenção (tais como a exploração de recursos minerais em mar profundo e a perfuração e prospeção de recursos). Através deste projeto pretende-se também reforçar a componente económica e geoestratégica, assim como a cooperação transfronteiriça das regiões da Macaronésia, fomentando a constituição de uma plataforma geoespacial, de abrangência Europeia e orientada pelos princípios da Diretiva INSPIRE que pretende promover a interoperabilidade e partilha de dados entre os Estados-Membros.
Website: http://marsp.eu/