De 16 a 20 de janeiro, teve lugar no Chile o segundo estágio de interpretação em ecoturismo e guias de natureza, organizado no âmbito do projeto Erasmus+ NATOUR
De 16 a 20 de janeiro, teve lugar no Chile o segundo estágio de interpretação em ecoturismo e guias de natureza, organizado no âmbito do projeto Erasmus+ NATOUR (Programa conjunto de pós-graduação em Ecoturismo e Guias de Natureza). Nele participaram cerca de 30 pessoas de 7 países, entre as quais dois elementos da Universidade dos Açores. A riqueza natural e paisagística da Patagónia Chilena serviu de pano de fundo a este excelente estágio.
Entre as atividades ecoturísticas praticadas, contaram-se uma visita às colónias de pinguins do Monumento Natural Islotes de Puñihuil, e a observação de outras aves limícolas na ilha de Chiloé, para além de visitas aos Parque Nacional Vicente Pérez Rosales e Parque Nacional Alerce Andino. Nos parques nacionais, foi possível observar uma fauna única, uma paisagem cativante, e uma flora exuberante característica da floresta temperada húmida desta região Austral. O alerce, uma árvore milenar, foi o Rei da visita do segundo parque, enquanto no primeiro foi possível apreciar como uma floresta resiste à chegada das cinzas vulcânicas, emanadas pelos vulcões abundantes por estas paragens.
A presença de guias especializados em transmitir uma mensagem interpretativa do ambiente que nos rodeava, foi o clímax das visitas efetuadas no âmbito deste estágio, e foi também uma importante lição para a pós-graduação em ecoturismo que irá abrir no próximo ano letivo, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores.